Marcelo Ostia: o empreendedor que ganhou o Brasil ao contar sua história de vida

Marcelo Ostia é um empreendedor brasileiro que saiu do chão aos mais de 10 milhões de reais em vendas online

Marcelo Ostia é um empreendedor brasileiro que saiu do chão aos mais de 10 milhões de reais em vendas online

Criador do grupo Camisetas da Hora conseguiu destaque após se apropriar do caminho que percorreu

 

Os tempos eram outros. Em 2013, o mercado digital no Brasil ainda engatinhava. Poucos empreendedores se arriscavam neste segmento ainda permeado de obscuridades e incertezas. Um deles era Marcelo Ostia, criador do site Camisetas da Hora, que não demorou a se tornar líder na venda de camisetas estampadas, além de inovar com o modelo de negócios que promovia a venda de franquias online. Ainda era novidade que uma pessoa pudesse trabalhar focada na venda de camisetas online sem se preocupar com a produção ou o estoque dos produtos, e Marcelo Ostia sabia da importância de educá-las quanto a essa novidade.

O trabalho de mídia que a Sigma Six realizava era exatamente para chegar a mais pessoas e mostrar aos empreendedores que era possível aproveitar o crescimento das compras online. Mas a visão de um jornalista ajudaria a facilitar ainda mais essa mensagem.

 

Marcelo Ostia, o empreendedor que morou na rua

Marcelo Ostia: além de comandar suas empresas acredita no compartilhamento do conhecimento como fruto de crescimento pessoal e da sociedade

Marcelo Ostia: além de comandar suas empresas acredita no compartilhamento do conhecimento como fruto de crescimento pessoal e da sociedade

Em uma entrevista para o portal Época Negócios, Marcelo Ostia contou sua história. Quando estava iniciando sua carreira e já se interessava em vender camisetas, o empreendedor chegou a dormir algumas noites em um estacionamento, graças à bondade de um colega. Marcelo não teria dinheiro para se hospedar na capital paulista, já que morava no interior. Sua história chegou às manchetes de um dos maiores veículos de negócios do Brasil: De morador de rua a empresário: a história do fundador da Camisetas da Hora”.

Não demorou para que sua história tomasse um grande alcance. Todos os principais veículos da área se encantaram pela história de alguém que morou na rua e se tornou um empresário de sucesso. Marcelo Ostia acabou por se apropriar de sua história de vida. O que antes era algo no passado, tornou-se um elemento definidor de seu jeito.

É comum que isso aconteça com muitas pessoas. Como suas histórias se deram de forma natural, muitas vezes elas não se dão conta de que um determinado acontecimento do passado é significativo em sua história e forma aquilo que realmente são. Foi o que aconteceu com o criador da Camisetas da Hora.

 

Aceitar sua história: um aprendizado

Ele acredita que todo mundo pode empreender e orienta pessoas que confiam nele para issoPor ser uma história que chama a atenção da maioria das pessoas, Marcelo Ostia ganhou destaque. E com isso, não apenas o seu negócio teve aumento de visibilidade, como também sua mensagem: “todo mundo pode empreender”. Com isso, o empreendedor conseguiu incentivar ainda mais pessoas a criarem iniciativas empreendedoras para aumentar a renda e assim realizarem seus sonhos.

Quando definimos uma história clara e um posicionamento sólido, evitamos que os outros – incluindo a mídia – definam isso no seu lugar. O que aconteceu com Marcelo Ostia foi que ele teve uma definição externa da qual pôde extrair algo positivo. Em alguns momentos, isso é possível, mas é preciso que faça sentido para quem está contando a história. Para Marcelo Ostia, foi até mesmo uma forma de autoconhecimento e aprendizado, e lhe trouxe frutos positivos. De qualquer forma, é fundamental que se tenha clareza de qual história será contada.

Hoje, Marcelo Ostia é um dos desbravadores do mercado digital. Sua história é respeitada justamente porque ele soube se apropriar dela.

 


LEIA TAMBÉM: Autoridade Online: os segredos nunca contados para se tornar líder no mercado