“Lyoto Machida vs o mundo”: lutador brasileiro vai ao Bellator MMA e leva junto o respeito dos fãs

Nascido em Salvador (BA) e criado em Belém do Pará (PA), Lyoto Machida faz parte de um seleto grupo de atletas que deixou seu nome marcado para sempre na história do MMA

Nascido em Salvador (BA) e criado em Belém do Pará (PA), Lyoto Machida faz parte de um seleto grupo de atletas que deixou seu nome marcado para sempre na história do MMA

Troca de campeonato não muda visão da audiência e prova que trabalho em rede social é fundamental para manter o status de autoridade

 

Em junho de 2018, foi divulgada a mudança do lutador de MMA Lyoto Machida do UFC para o Bellator. Depois das vitórias sobre Eryk Anders e Vitor Belfort em um campeonato, o atleta decidiu disputar o cinturão em outra organização. Mudanças como esta podem ser sensíveis para a carreira de muitas pessoas, especialmente de esportistas, cujo trabalho envolve a paixão de muitos fãs. Não foi o caso de Lyoto.

Ao anunciar a mudança, o atleta recebeu apoio maciço dos seguidores nas redes sociais. Mais do que a torcida por próximas vitórias, Lyoto teve sua decisão respeitada e aplaudida. O que faz toda a diferença na visão do público é a forma com a qual ele lida com os acontecimentos de sua carreira, bem como sua imagem congruente perante a audiência e os seguidores.

 

Pai de família e karateca

Lyoto Machida não é um lutador que enaltece os treinos pesados ou a agressividade. Sua formação no karatê, seu estilo de vida e seu aprofundamento em questões de desenvolvimento pessoal fizeram dele alguém que preza pela saúde, valoriza a família e consegue ganhar suas lutas devido ao foco extremo que dedica ao treinamento.

As redes sociais de Lyoto Machida são o reflexo de seu comportamento e seus valores. Em vez de tentarem provar algo diferente, elas demonstram aquilo que ele realmente é, abrindo espaço até mesmo para brincadeiras e momentos de descontração nos períodos em off (quando ele não está treinando), o que faz parte de suas características.

A missão pessoal de Lyoto é resgatar e propagar os valores essenciais para a construção de uma trajetória de campeão.

A missão pessoal de Lyoto é resgatar e propagar os valores essenciais para a construção de uma trajetória de campeão.

Junto com sua comunicação, seus valores, suas palestras e seus aprendizados diários, as redes de Lyoto Machida mostram o quanto ele luta por sua carreira de atleta, e o quanto o respeito e a integridade fazem parte de sua conduta. Com isso, seus seguidores passam a compreender de fato os princípios que formam a mentalidade do lutador. Quando isso acontece, eles passam a respeitar ainda mais as decisões e as dificuldades, ao mesmo tempo em que se tornam admiradores capazes de celebrar calorosamente as vitórias no octógono.

 

A importância da autenticidade

A construção de autoridade de Lyoto Machida por meio das redes sociais se dá essencialmente devido às mensagens diárias que ele passa sobre disciplina, foco e as influências do karatê, além de compartilhar um pouco do que acontece no dia a dia.

Para muitos empreendedores, é necessário passar conteúdo, ensinar a audiência sobre algo. No caso de Lyoto, o conteúdo é seu ensinamento sobre os temas oriundos das artes marciais. De qualquer forma, ele reforça sua condição de influenciador ao mostrar quem realmente é e assim gerar conexão com o público.

Como é possível conferir nas matérias para a TV, que citamos no post “Grandes resultados de mídia”

Quem deseja ser um influenciador, e assim ganhar respeito total de sua audiência, a ponto de ter todas as suas decisões aclamadas, deve mostrar sua autenticidade e dividir suas verdades. Esse passo é fundamental no processo de construção de autoridade.