Autoridade Online: os segredos nunca contados para se tornar líder no mercado

Autoridade online ou offline: existe alguma diferença ou ambas caminham juntas?

Autoridade online ou offline: existe alguma diferença ou ambas caminham juntas?

Todo mundo fala sobre autoridade online, mas a Sigma Six, empresa especializada na área, trabalha com conceitos ainda mais amplos e importantes

 

Como construir autoridade online? Como conquistar autoridade online rapidamente? O assunto vem sendo discutido por empreendedores digitais, afinal já se percebeu a importância de conquistar grau de autoridade para vender na internet. Afinal, muito mais do que em ambientes offline, no meio online a quantidade de ofertas e as múltiplas possibilidades de ações exigem ainda mais que o produto tenha, atrelado a ele, um bom nível de autoridade.

O princípio que nos faz compreender isso é muito simples. Pense como um consumidor: você compraria um serviço online, seja um curso ou um programa de treinamento, de alguém que você não conhece? Ou de alguém que não parece ser especialista no assunto?

Para que as pessoas comprem, é necessário seguir uma série de estratégias capazes de garantir ao público a sua autoridade online. Algumas destas estratégias muitas vezes não são óbvias, ainda que sejam simples. No entanto, existem estratégias fundamentais para a construção de autoridade, e que são pouco comentadas.

Por isso, decidimos listar primeiro as estratégias das quais todo mundo fala, e depois listamos os segredos nunca antes contados sobre autoridade online!

 

6 estratégias que você já deve fazer para ter autoridade online

1- Ensinar a audiência

Uma das ações mais básicas para quem deseja vender algo pela internet é produzir conteúdo que realmente ajude o público-alvo. É por meio desse conteúdo que o empreendedor vai poder mostrar às pessoas que ele tem a capacidade de ajudar quem necessita de sua especialidade. Por isso é importante cuidar das redes sociais e utilizar todas as ferramentas possíveis para atingir as pessoas com formação e informação. Mantenha ativos o seu blog, seu canal no youtube e suas principais redes sociais: dê conteúdo, mas compartilhe também a sua opinião para se tornar um influenciador e ir além do padrão “conteudista”.

2- Ter um conteúdo base

Criar um conteúdo base tem relação com ensinar a audiência, mas está também conectado com a ideia de educar as pessoas a compreenderem melhor a sua área. Trata-se de mostrar a elas o que elas precisam saber para que entendam a necessidade de contratar o seu serviço. É para este fim que são criadas as páginas de vendas e os sites oficiais. Por isso, é fundamental repensar o conteúdo dessas páginas e questionar se elas estão preparando as pessoas para compreenderem que necessitam daquilo que você oferece!

3- Criar uma rede de relacionamentos

Você tem amizade com pessoas influentes? Elas falam de você? Já fez alguma “collab” em seu canal no Youtube? E os clientes que já compraram estão te indicando? Quando o tema é esse, é fundamental que você crie boas relações. Por isso, não é nada bom ser uma “ilha” que apenas publica conteúdo e não se relaciona. Comente em outros canais, faça amizades, frequente eventos do mercado digital e do seu nicho, e seja receptivo a todos que se interessarem por você e quiserem gerar conexão. Isso é importante para que você ganha cada vez mais respeito e mais autoridade online.

4- Utilizar técnicas de e-mail marketing e SEO

Saber utilizar as técnicas de marketing digital, obviamente, é fundamental. Mas para conquistar autoridade online, é preciso que o público encontre suas páginas no Google e ainda receba seu conteúdo com alguma frequência. Cada negócio tem suas decisões, tipos diferentes de texto, formas diferentes de se destacar. O importante é lidar de forma cuidadosa e profissional com essas técnicas, pois o público percebe quando isso não passa autoridade. No caso do SEO, ter um bom ranqueamento no Google é fundamental: se as pessoas pesquisam sobre um determinado tema e encontram a sua página, elas certamente vão associar qualidade ao seu serviço!

5- Link Building

A técnica de link building pode ser um grande diferencial para gerar autoridade online. Ela se baseia na criação de links para o seu site em outros sites. Há várias formas de fazer isso, e uma delas é enviar material e outros artigos em grandes sites, para que eles coloquem lá o link para seu site. Ao fazer isso, o Google passa a valorizar ainda mais o seu endereço, já que o compreende como importante. As boas relações da sua rede de relacionamentos são um ótimo ponto de partida!

6- Estudar e compreender o avatar

Não é preciso estudar muito sobre marketing para chegar a esse conhecimento. Saber quem é o seu público ideal e compreender de forma profunda e completa quais são suas dores, seus desejos, e quais os problemas que ele precisa solucionar, é a regra número 1 do mercado. E por isso ela é tão importante para se ter autoridade online.

 

6 segredos que não te contaram para conquistar sua autoridade online (e offline!)

Nathana Lacerda, empresária à frente da Sigma Six, ensina as estratégias para construir autoridade online e offline no evento Efeito Dominação.

Nathana Lacerda, empresária à frente da Sigma Six, ensina as estratégias para construir autoridade online e offline no evento Efeito Dominação.

Atenção! Estes segredos que vamos revelar aqui não são para gerar autoridade online. Eles servem para gerar autoridade – e ponto! Aqui na Sigma Six, defendemos que autoridade online não está dissociada da autoridade “offline”, e as técnicas para aumentar a percepção de autoridade servem para tudo.

Outro fator importantíssimo que precisa ser compreendido é: autoridade é uma percepção que as pessoas têm de você. É por isso que dizemos que não é preciso ser o melhor para se tornar o número 1 do mercado. É possível gerar a percepção de autoridade a qualquer momento, e justamente por esse motivo que tem concorrente pior do que você ganhando mais clientes. Mesmo assim, é óbvio que não tem como gerar percepção de autoridade e sustentá-la por muito tempo se o serviço prestado for ruim, por isso a qualidade do serviço é a base de tudo.

 

Confira os segredos para conquistar autoridade:

1- Ser autêntico

Parece simples, mas não é. Parece banal, mas também não é. Autenticidade é fundamental para gerar conexão com o público, já que ninguém gosta de interagir ou comprar de alguém que parece estar mentindo ou fazendo um personagem. Para muitos empreendedores, isso pode ser bastante desafiador: como falar de um assunto sério sem deixar de lado o jeito extrovertido? Com quais limites fazer piadas sem perder a credibilidade? Ou como melhorar o carisma mesmo sendo uma pessoa séria e mais tímida? É para isso que serve o próximo tópico.

2- Investir em autoconhecimento

Quem faz mentoria ou contrata os serviços premium da Sigma Six, invariavelmente terá que investir em desenvolvimento pessoal. Conhecer-se é fundamental para tudo: ter um bom posicionamento, entender o que significa sua própria autenticidade, melhorar a colaboração do seu serviço para o mundo e as pessoas de quem se deseja ser o herói, entre muitas outras coisas. O autoconhecimento é uma peça chave para que, no fim das contas, se conquiste a percepção de autoridade no público, pois dele derivam diversas outras ações e atitudes.

3- Cuidar da imagem pessoal (sendo você mesmo)

Você adora se vestir de uma certa maneira e isso é “quem você realmente é”? Então basta se vestir da forma que você se sente bem para ter autenticidade? Errado! Para se conquistar autoridade, a roupa que você veste e a forma como você se comporta são questões essenciais a serem trabalhadas e melhoradas. Existe a roupa certa, o melhor tecido e a forma mais certeira de se vestir para transmitir o sentimento e a mensagem necessária.

4- Parecer autoridade

Outro segredo que pouca gente sabe: é preciso criar uma identidade visual nos vídeos, nas imagens, nos sites e em absolutamente tudo o que for produzido, de forma a transparecer autoridade. Muitos empreendedores querem ser autoridades com sites “bregas”, fotos mal feitas, páginas de venda com layout ruim. Por isso, em algum momento do negócio, é fundamental investir em designers e fotógrafos, por exemplo (ou no conhecimento profissional para aplicar isso, embora seja um caminho mais complicado). Olhe para suas publicações e sua identidade visual como um todo: quem olhar “de fora” vai sentir que você é uma autoridade naquilo que faz? Para melhorar isso, é preponderante ter visão crítica e pedir feedback das pessoas.

5- Ter outras pessoas falando de você

Nas primeiras dicas, falamos sobre a rede de relacionamentos. De fato, Networking e “collabs” são muito importantes, assim como parceiros que você pode conhecer em eventos presenciais. Aqui, a dica é para que você se esforce em ter clientes, parceiros e pessoas influentes citando o seu nome e dizendo que você é autoridade no seu nicho. Peça para que seus clientes façam depoimentos sobre você, grave cases de pessoas que tiveram vidas transformadas, e trabalhe para ter resultados de mídia: ter veículos como jornais, revistas e portais falando de você e do seu negócio é uma ótima forma de aumentar a autoridade online – ou melhor: a autoridade! E ponto!

6- Seguir as sete chaves

Existe uma metodologia que pode transformar qualquer empreendedor no número um do seu mercado. Ela se baseia, essencialmente, nas sete chaves da autoridade, que formam uma sequência de áreas nas quais se deve investir para sair da condição de generalista e subir os degraus para se tornar uma verdadeira autoridade e, depois, uma celebridade-autoridade!

 

Autoridade online pode ser diagnosticada em níveis. Uma das ferramentas que utilizamos para isso é a Roda da Autoridade

Autoridade online pode ser diagnosticada em níveis. Uma das ferramentas que utilizamos para isso é a Roda da Autoridade

As 7 chaves são as seguintes:

Posicionamento

Resultados

Imagem e Marca Pessoal

Networking

Canais de Comunicação

Mídia

Influenciadores

 

Quer entender em detalhes como essas chaves podem ser aplicadas, e de que forma elas devem ser trabalhadas? Baixe o e-book “Guia 7 Chaves Para Ser Reconhecido”.